Confira as 10 Tendências de Cores Anunciadas pela Pantone para a Moda Primavera Verão 2016

 

Todos os anos, diversas empresas realizam estudos com a previsão de tendências de cores que serão utilizadas no próximo semestre. Essas tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta, além de determinar as tonalidades que vão guiar o ano seguinte, nas áreas como a moda, arquitetura, decoração e comportamento.

Recentemente, a Pantone lançou seu famoso relatório anual. Chamado Fashion Color Report Spring 2016, a publicação traz a paleta de cor inspiracional para as roupas femininas e masculinas, além de levar em consideração o design de interiores para a próxima estação, a primavera/verão de 2016 no hemisfério norte.

E o que podemos notar? Cores vibrantes e brilhantes de 2015 dão lugar ao entusiasmo e otimismo dos pastel, ou seja, tons mais “calmos” prevalecem na paleta. As nuances mais suaves vem com tudo em 2016 e fazem alusão a um ambiente tranquilo, ao relaxamento e a beleza dos recursos naturais. As 10 cores tendências foram criadas em cima do conceito de “aliviar a rotina diária”. E há uma razão psicológica para que isso aconteça, de acordo com a diretora do Pantone Color Institute, a executiva Leatrice Eiseman.

cores tendência pantone primavera 2016

Leatrice diz que o relatório para a Primavera de 2016 transcende as normas culturais e de gênero. Ele foi totalmente inspirado pelos destinos ao sul da fronteira, pela tecnologia e o excesso dela em plena era digital, pelo mundo da arte e os artistas que muitas vezes usam cores fortes e formas contrastantes em suas obras, e pelos desenhos botânicos. Tudo isso foi combinado com algo mais natural, para acalmar, tons clássicos.

“A tecnologia tornou-se tão esmagadora e tão 24/7 que isso tem criado uma grande necessidade de cores reconfortantes, mais suaves. Ela desempenha um papel enorme na vida das pessoas, mas muitas vezes elas sentem a necessidade desse detox digital. Ao mesmo tempo, não podemos negar o fato de que as portas de vários países estão se abrindo – como em Cuba e em outros lugares com fronteiras.

A nossa cultura ainda está rodeada de tanta incerteza, são tempos turbulentos, então continuamos a ansiar por esses tons mais pastel que oferecem uma sensação de calma e relaxamento. Quando começamos a ver essas tendências surgindo, nossa equipe foi capaz de diferenciar tons e matizes para encontrar a cor exata que represente parte do que está acontecendo. Ao verificar as amostras, vimos que estamos todos à procura de um pouco de paz”. 

A cor principal dessa temporada segundo a Pantone chama-se Rose Quartz (pedra quartzo de rosa). Outros tons podem ser encontrados na lista, como o mais puxado para o pêssego Echo, o lilás Serenity, o azul Snorkel e o amarelo Buttercup. Essas mais vibrantes podem ser atribuídas ao crescimento do interesse dos consumidores na natureza e nos desenhos botânicos. Na segunda metade temos o verde água Limpet Shell, o vermelho Fiesta, o verde Green Flash e alguns neutros como o cinza Lilac Grey e o bege/marrom Iced Coffee.