10.5 Fechado

A rusticidade dos contêineres também pode ser incorporada à funcionalidade dos mobiliários para decoração.

A necessidade de espaços cada vez mais funcionais e criativos tem servido de ótimo contexto para novas tendências, entre elas, o design industrial. O estilo tem marcado presença em projetos ao aliar rusticidade e modernidade, uma composição inspirada nas áreas urbanas de Nova Iorque.

Uma das principais características do décor industrial é o uso de mobiliários criativos feitos em materiais como ferro, metal e madeira. Trazendo uma proposta diferenciada com base neste conceito, a empresa Industrial Design vem ganhando espaço no mercado curitibano ao desenvolver produtos montados em aço e design diferenciado, além da vasta gama de cores. “Nos últimos anos percebi o fortalecimento do estilo industrial no Brasil, bem como a grande quantidade de projetos com reutilização de contêiners para construção civil. Estudei as alternativas e percebi que quase não existiam opções aqui no Brasil, assim, decidimos entrar nesse mercado”, conta Frederico Zettel, designer e sócio da Industrial Design ao lado de Adib Sada.

A primeira linha de produtos da Industrial Design, a Porto, promove a associação da funcionalidade em mobiliários com a estética dos contêineres marítimos. “Da vontade de reunir estes objetos em minha casa, surgiu a ideia da miniaturização do contêiner. Sendo assim, fui atrás das opções disponíveis no Brasil e no mundo”, explica.

Versáteis e charmosos, os produtos da Linha Porto são confeccionados com materiais novos para dar forma à estética das texturas de contêiner original. Contando com estrutura e fechamentos com chapas de aço de 1,2mm de espessura, a rigidez da peça é garantida para receber o recorte a laser, a solda TIG MIG e a pintura eletrostática, que proporcionam acabamento sofisticado da coleção.  Para suavizar a robustez dos itens, a linha adiciona vidro para tampos em prateleiras, feitos com espessura de 8mm. Além disso, merece destaque o detalhe das fechaduras produzidas em aço galvanizado, uma reprodução estratégica para imitar as de contêineres originais.

Para acentuar o design do mobiliário, a Linha Porto oferece variedade de cores que se adaptam ao gosto e a necessidade dos clientes. Entre as cores do ano selecionadas pela Pantone®, estão as tonalidades em Rosa Quartz, Azul Serenity e Iced Coffee.

A partir disso, os produtos da coleção agradam admiradores da estética rústica e industrial, além daqueles que valorizam a decoração de interiores.  Para Frederico, o desejo de experiência com contêiners reutilizados pode ser saciado com os móveis da linha. “Nessa primeira linha, o que a Industrial Design pretende é transformar o sonho de seus cliente em experiência estética realizadora”, finaliz